O projeto de criação da marca da Novela Joia Rara, da Rede Globo, teve início com uma imersão na cultura tibetana. O processo criativo consistiu na experimentação de diferentes formas e ferramentas para encontrar o estilo caligráfico adequado. O projeto de identidade visual foi premiado com a Prata no IDEA/Brasil, categoria Design Estratégico e a Joia Rara foi premiada com o Emmy Awards, como melhor telenovela.
A tipografia tibetana e sua linguagem cultural
A caligrafia oriental é extremamente artística, e tem o traço humano evidenciado em cada detalhe, transmitindo a espiritualidade que a região do Tibete carrega intrinsecamente. Toda esta expressão, que mistura paz, religião e sabedoria deveria estar traduzida visualmente, a fim de manter a relação que está sendo criada com o público alvo em todo o contato existente entre eles.
Técnicas, ferramentas e aplicações
O grande desafio do projeto foi a adaptação de uma escrita totalmente diferente para a ocidental, de modo que não se perdessem as principais características tipográficas de cada uma, até por ser uma marca que terá impacto sobre diversas pessoas e produtos, sendo veiculada na televisão em rede nacional e diversas outras mídias.